Safira: a pedra da intensidade e elegância

Origem e características

Conhecida desde a Antiguidade como a pedra da sabedoria, a  safira, caracterizada por seu azul escuro e profundo, faz parte da família do coríndon, assim como o Rubi.

Ao contrário da pedra Rubi que é atribuída exclusivamente ao coríndon vermelho, a pedra Safira apresenta uma gama infinita de cores, como rosa, amarelo, roxo e etc.

A pedra pode ser encontrada sobretudo nos Estados Unidos, Austrália e Índia.

Pedra Safira e Princesa Diana

Sendo ícone de beleza e sofisticação, a pedra safira era considerada uma das favoritas da princesa Diana. Ela as guardava em sua caixa de joias preciosas e possuía uma coleção delas, desde anéis, brincos, colares, bracelete e chocker.

Seu anel de noivado feito de safira de diamantes, por exemplo, que posteriormente foi herdado por Kate Middleton é uma das joias mais notáveis do mundo e carrega em sua essência o sinônimo de realeza.

Significados da pedra Safira

A etimologia da palavra safira vêm do arábico safir, no qual significa “pedra preciosa” e bastante usada e conhecida em suas aplicações à joalheria.

Em seu contexto histórico, ela recebeu inúmeros significados  que correspondiam cada qual a uma construção cultural e social de cada sociedade.

Energia da pedra safira

Acreditava-se que essa pedra carregava uma energia, caracterizada por uma força magnética no qual propicia a restauração do equilíbrio.

Dessa forma, considerava-se que a pedra possibilita a proteção da inveja e do mau-olhado, além da cura de enfermidade.

Não obstante, os monarcas usavam no pescoço sempre uma pedra safira com o intuito de afastar o mau e atrair prosperidade e presença divina.

Efeitos terapêuticos da pedra safira

A pedra safira foi utilizada em experimentos para a cura de doenças da época, como o método criado por Von Helmont contra tumores ocasionados pela peste.

Aceita-se ainda, a ideia de que a safira proporciona o equilíbrio do coração e do sistema circulatório, além de amenizar dores de cabeça e equilibrar as emoções e pensamentos a pedra safira limpa as impurezas.

Dessa forma, essa linda pedra, símbolo de sofisticação e primor, é repleta por propriedades que a caracterizam como uma pedra notável.

Uma bela forma de se presentear ou presentear alguém, sendo um pedra para repassar para geração em geração, deixando uma marca especial para aquele que usa.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você que busca por conhecer pedras sofisticadas, em especial safira, até a próxima!

Confira a linha de produtos da Monalisa Joias.

25.04.2019

Postado em Joias

Dê dua opinião