Diferença entre Brilhante e Diamante

Os apreciadores de uma bela joia já devem conhecer os termos BrilhanteeDiamante, muitas vezes empregados na mesma frase. Porém, para aqueles que ainda não têm ideia de suas peculiaridades, acabam considerando os termos sinônimos. Entretanto, as suas diferenças encontram-se no processo de lapidação.

Toda pedra bruta retirada da natureza, passa por uma longa fase de preparo e mão de obra para se tornar uma joia tal como encontramos nas joalherias.

Portanto, conheça agora o que diferem e quais características esses termos carregam no universo das joalherias.

Entenda mais sobre a lapidação

Diversas pedras preciosas passam por esse processo de lapidação. Antes de mais nada é válido ressaltar que todo brilhante é um diamante, porém nem todo diamante poderá ser chamado de brilhante.

diamante é uma gema criada pela natureza, mais especificamente uma pedra composta e cristalizada por carbono puro. Tal elemento químico que contém na pedra, possui um brilho muito intenso provido das profundezas da terra onde foi cristalizado.

Por outro lado, o brilhante segue um estilo de lapidação que foi incorporado por um joalheiro veneziano no final do século XVII com o modelo de 58 facetas. Dessa forma, é possível deduzir o motivo de muitos confundirem o diamante com o brilhante, uma vez que, várias pedras preciosas possuem esse formato de lapidação.

Características do Diamante:

  • É o nome da pedra preciosa
  • Substância mais dura existente
  • Nenhum outro objeto é capaz de arranhá-lo (apenas outro diamante)

Características do Brilhante:

É um dos possíveis tipos de lapidação do diamante, ou seja, é um corte específico que se dá ao diamante. Para atingir seu alto grau de brilho, o lapidador irá desenvolver um longo processo para deixá-la com uma base cônica e 58 facetas.

Integridade do Diamante:

A qualidade do diamante se deve a uniformidade pura e as proporções simétricas que dão o brilho. Durante todo o processo de lapidação é possível conferir à pedra todo o requinte e o formato sofisticado que ganha as vitrines e ganha olhares de diversos apreciadores.

Portanto, é necessário que entenda que todo o corte do diamante precisa ter seus ângulos exatos, ótima simetria e o polimento ideal para executar o jogo de luzes.

Assim, compreende-se que tanto o diamante quanto o brilho conferem características peculiares e são influenciados por diversos fatores.

02.04.2019

Postado em Joias

Dê dua opinião