Ametista: Simbologia e efeitos positivos

pedra ametista

Origem e características

A Ametista é famosa por suas diversas variações de cor, além de sua famigerada peculiaridade no tom violeta, que vai do claro, escuro, translúcido e até quase chegando à sua transparência. Essa alteração decorre da presença do ferro bivalente em sua composição.

Ainda, a Ametista pertence à família das pedras de Quartzo, e pode ser encontrada no Brasil, Uruguai, EUA, Sri Lanka e no leste da África.

Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre o significado e efeitos da pedra que carrega a fama e a elegância de uma joia primorosa, como a Ametista.

Significados

O nome Ametista advém do Grego amethystós, na qual tem como significado “não bêbado”. Ademais, simboliza o terceiro olho e ainda, a modéstia. Acreditava-se que essa pedra protegia os gregos dos maus pensamentos, embriaguez e até da feitiçaria.

Dessa forma, viam nessa pedra um caminho e o poder de transformar os pensamentos em otimismo e também a libertação dos falsos amigos.

Na mitologia grega, ela ganha seu protagonismo quando é atribuída ao nome de uma ninfa, a qual protegia contra os assédios de Dionísio.

Utilização no dia a dia

O uso da pedra, nos principais centros energéticos do corpo, é uma das formas mais antigas de usar a pedra como acessório pessoal. Conhecidas como “chakras”, elas dão um sentido de equilíbrio para quem as utiliza.

Afinal, tais pedras possuem o poder para a psique, surtindo efeitos terapêuticos. Pessoas que buscam um melhor temperamento, serenidade, ou ainda, autocontrole, acredita-se que ela garante atenuar a ansiedade, além de ser uma ótima sugestão para àqueles que meditam.

Formatos ou lapidações que a pedra Ametista apresenta:

  • Pedra bruta
  • Lapidada
  • Pêndulo
  • Esfera
  • Ovo
  • Pingente
  • Obelisco
  • Pirâmide
  • Cordão

Cuidados com a Pedra

Apesar de ser uma pedra com alta durabilidade, deve-se tomar alguns cuidados, especialmente, ao retirar a joia quando for fazer algum tipo de atividade, para que ela não fique exposta a riscos.

Ressalta-se ainda, que além de ser uma excelente escolha para o uso diário, é necessário evitar sua exposição à luz do sol ou irradiações. Assim, ela ficará livre de possíveis danos.

Para a limpeza da pedra, o ideal é passar uma escova de dente, com creme dental, a fim de garantir um brilho acentuado.

Levando em conta essas observações, quem usa Ametista conseguirá ter uma pedra energizada, limpa e ainda obter o melhor efeito para diversas ocasiões.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, que busca conhecer mais sobre a pedra Ametista! Até a próxima.

22.05.2019

Postado em Sem categoria

Dê dua opinião